terça-feira, 3 de novembro de 2009

PLANO DE GESTÃO

Chapa: CEJA Um Novo Tempo (Mudar é preciso!)
DIRETOR: Roberto Sérgio Fernandes Silva
VICE-DIRETOR: Moacir Araújo Dantas
BIÊNIO: 2010 – 2011


APRESENTAÇÃO

“Se andarmos apenas por caminhos já traçados, chegaremos apenas aonde os outros chegaram”.
Alexander Grahn Bell

A missão institucional da escola é contribuir para a formação de cidadãos íntegros, conscientes, comprometidos com o desenvolvimento da ciência e da cultura e a serviço dos valores indispensáveis a vida, primando sempre por uma educação de qualidade. Para tanto, Os professores Roberto Sérgio Fernandes Silva e Moacir Araújo Dantas, vem através deste apresentar seu projeto de gestão democrática para o biênio 2010 – 2011.
O referido projeto tem como objetivo apresentar a Comunidade Escolar do Centro Educacional José Augusto(CEJA) uma proposta de trabalho que busque minimizar os problemas diagnosticados.
Muitos desafios estão por vir, mas certamente este é um passo importante de democracia que necessita de aperfeiçoamento e consequentemente mudança de atitude.

METODOLOGIA
A equipe gestora estará sintonizada com todos os segmentos da escola incentivando-os e apoiando-os na realização das ações que promovam o desenvolvimento do contexto social, econômico, político e cultural considerando e conciliando expectativas e habilidades de aprendizagens.
Periodicamente, a equipe gestora, realizará reuniões com os diversos setores da escola para auto-avaliação e reflexão das ações promovendo o crescimento pessoal e da comunidade tornando a gestão descentralizadora e participativa, tendo como base o regimento escolar e a proposta pedagógica da Escola.
As decisões coletivas serão tomadas em conformidade com o Conselho Escolar e demais organizações existentes na Escola.

AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá durante todo o ano letivo em vários momentos e de diversas formas como:
· Monitorando o processo de aprendizagem dos alunos através de diferentes atividades envolvendo provas, trabalhos, pesquisas, seminários, projetos, simulados, oficinas e outros, que possam avaliar a aprendizagem dos educandos.
· Avaliando o trabalho dos profissionais dos diversos segmentos da comunidade escolar fazendo com que suas dúvidas e opiniões possam se tornar um veículo de aprendizagem e sucesso no planejamento e desenvolvimento da escola.

OBJETIVOS GERAIS
1. Compreender o Projeto Político Pedagógico como eixo norteador das atividades desenvolvidas na escola, visando a melhoria da qualidade do ensino.
2. Conquistar a democratização da escola com a participação de todos os segmentos mantendo seus valores, princípios e a garantia do bom funcionamento da mesma.
3. Resgatar a cultura realizando eventos sócio-culturais que envolva toda a comunidade escolar.
4. Vivenciar o processo de formação continuada como uma prioridade para a melhoria da qualidade do ensino, bem como a contínua participação da comunidade escolar nas reivindicações da categoria dos profissionais da educação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1.1. Formar um vínculo de confiança e respeito com a família, através de palestras e oficinas para o enriquecimento do trabalho educativo;
1.2. Utilizar estratégias motivadoras que promova o sucesso do aluno e a sua permanência na escola;
1.3. Realizar periodicamente planejamentos, reuniões administrativas e pedagógicas;
1.4. Acompanhar sistematicamente o rendimento e a participação de docentes e educandos através de estudos e registros.
2.1. Descentralizar as atividades escolares da direção da escola envolvendo todos os setores e segmentos da mesma.
2.2. Gerenciar os recursos financeiros da Escola com responsabilidade e transparência;
2.3. Buscar autonomia e liderança encarando as diferenças e a unidade na diversidade do âmbito escolar;
2.4. Organizar coletivamente o espaço físico com criatividade, coragem, ousadia e determinação, tornando agradável e estimulante;
2.5. Estimular e manter na comunidade escolar o bom relacionamento, o respeito mútuo, a ética e a habilidade do bom atendimento e eficiência tanto no âmbito interno como no externo;
2.6. Trabalhar conjuntamente com o Conselho Escolar, líderes de classe, associação de pais, grêmio estudantil e amigos da escola para o fortalecimento do processo educativo da escola.
3.1. Realizar eventos sociais, culturais e esportivos de acordo com o calendário escola;
3.2. Desenvolver projetos educativos, culturais e esportivos envolvendo a comunidade escolar;
3.3. Organizar grupos que possam resgatar a pluralidade cultural para a formação da cidadania;
4.1. Apoiar a categoria de professores nas suas reivindicações de trabalho e salariais;
4.2. Divulgar e apoiar capacitações para pessoal técnico e docente visando o crescimento pessoal e profissional.

“Quando um sonhador se junta a outro sonhador eles encurtam a distância entre o sonho e a vida sonhada.”
Paulo Freire

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