segunda-feira, 25 de março de 2013

UFRN discute criação da Universidade Federal do Seridó na AL


A reitora Ângela Paiva Cruz e a assessora acadêmica Virgínia Dantas de Araújo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), participaram da Audiência Pública realizada na manhã desta segunda-feira, 18, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, para discutir a criação da Universidade Federal do Seridó.
Em sua fala, a reitora Ângela Paiva deixou claro que, em todas as mesas que se proponha a discutir a expansão da educação superior, ela estará presente. A reitora destacou o momento singular, que está reunindo tantas instituições públicas, e informou que a UFRN, juntamente com a UFERSA e UERN, está estudando e discutindo uma forma de “crescer de forma racional e sem interposição”.
O campus do CERES (Centro Regional de Ensino Superior do Seridó) tem mais de 15 cursos de graduação, incluindo os cursos a distância, além de atuação na pós-graduação, como o mestrado a distância em Matemática e o Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), uma pós-graduação que congrega mais de quarenta universidades de todo país e que terá um polo em Currais Novos.
Segundo a assessora acadêmica da UFRN, Virgínia Dantas, são sete cursos de graduação presencial em Caicó e três em Currais Novos, além do Curso de Medicina (proposta multicampi), que está sendo implantado em Caicó, Currais Novos e Santa Cruz.
A Audiência Pública para criação da Universidade Federal do Seridó foi proposta pelo deputado Nelter Queiroz e organizada pelo Centro de Estudos e Debates da Assembleia Legislativa do RN.
Participaram da Audiência a governadora Rosalba Ciarlini, o presidente da Câmara Federal, deputado Henrique Eduardo Alves, o senador José Agripino Maia, os deputados federais João Maia, Fátima Bezerra e Betinho Rosado, o prefeito de Caicó, Roberto Germano, o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira, o monsenhor Ausônio Tércio, além de vários deputados estaduais, vereadores da região do Seridó, entre outros. Todos declaram seu apoio ao projeto de criação da nova universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário